Parlamento Norueguês - Alterações na Lei de Marketing. Regulações sobre edição de imagens.


O Parlamento Norueguês aprovou alterações na Lei de Marketing (Decreto Legislativo 146 (2020-2021), determinando que publicidades retocadas ou com aplicação de filtro devam ser “marcadas”, ou seja, deve ser mencionado que houve o retoque ou a marcação da foto. A legislação determina que “formas corporais, tamanho ou pele que foram retocadas ou manipuladas por qualquer outra forma, devem ser marcadas como editadas”. No que diz respeito à publicidade, por celebridades ou influenciadores nas redes sociais, esses devem igualmente marcar qualquer alteração e se foram pagos de qualquer forma, em razão dela. Como razão para tais alterações, o fato como as mulheres são retratadas, provocando insegurança social, baixa autoestima e pressão para atingir determinado padrão corporal.


A lei agora segue para sanção do rei da Noruega.


Para mais informações:

https://www.stortinget.no/no/Saker-og-publikasjoner/Vedtak/Beslutninger/Lovvedtak/2020-2021/vedtak-202021-146/

e

https://www.bbc.com/news/newsbeat-57721080


Fonte da imagem: James Scott em Unsplash